Meu cabelo tipo 4: Meu cabelo é Crespo ou Cacheado?? Era da Hierarquização acima da Auto Aceitação
Image Map

Meu cabelo é Crespo ou Cacheado?? Era da Hierarquização acima da Auto Aceitação



Ser ou não ser?? EIS A  QUESTÃO!!
Oláa meninas, tudo bem com vocês??

Vamos bater um papo hoje sobre essa nova fase de hierarquização que está surgindo no ambiente crespo/cacheado? Até um tempo atrás para mim você para uma transição, fazia parte do seu momento de auto aceitação e conhecido daquilo que até a alguns anos era desconhecido por você, ou não era mais lembrando... o CABELO!
Mas, hoje me pergunto será que esse simbolo ainda continua tão forte assim? Atualmente, cada vez mais meninas estão assumindo o seu cabelo como ele é, e isso está além do crespo/cacheado, pois até mesmo as meninas onduladas estão entrando na era: CACHOS!!
Eu não sei em que tribo você que está me lendo se encaixa, mas a cada dia mais tem meninas que preferem se rotular a algo do que viver esse momento de (RE)descoberta. E nesse momento surge a famosa tabelinha americana para dize qual o tipo de seu cabelo.

Ao analisar a tabela as meninas, passam a querer se encaixar em um daqueles perfis para pertencer a um determinado grupo, e por algum tempo passam a esquecer que o nosso país é altamente miscigenado, muito mais do que os EUA, e essa mistura faz com que exista vários tipos de cabelo. Existem cabelos parecidos com o da tabela mas, nem todos são iguais!!

Contudo, se a questão fosse somente qual o tipo de cabelo, talvez estivesse tudo tranquilo, mas existem muitas meninas que desistem da transição ao descobrir o seu tipo de cabelo sabiam?? Quando eu passei pelo processo de transição, eu não sabia nem que se usava esse termo e não tive auxilio de grupos e etc, mas eu estava bastante focada no meu objetivo, que era de conhecer o meu cabelo e as suas possibilidades, coisas que deixei de viver na adolescência.

Se assumir enquanto crespa/cacheada não deve ser moda, pois como o termo já diz, ela passa. Tem que ser uma auto afirmação diária dos seus traços e DNA, tem que ter certeza do que quer... pois não é somente um cabelo que carrega na cabeça é ancestralidade é poder e majestade. Não tenha medo do seu tipo de cabelo, se ele fica com comprimento ou até mesmo se vai chamar atenção. Não tínhamos medo quando eramos alisadas porque, teremos medo agora????

Beijos e Fiquem com Deus!!

9 comentários:

  1. Eu entro aqui e não dá vontade de ir embora kkkkk.
    Quando entrei no mundo crespo , eu estava louca achando que meu cabelo era rasgando um 3c rs . No início
    eu não aceitava o meu cabelo ser tipo 4 , hoje eu amooo muito . Tem poucas tipo 4 por ai .
    Gostei muito do post Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, acho que varias meninas se inspiram em cabelos tipo 3 antes de fazer o bc, e meio que se decepcionam quando descobrem que tem um cabelo tipo 4, sem saber elas que o tipo 4 é tão lindo quanto o 3.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente alguém olhou para o factor moda, ao meu ver esta na moda assumir o cabelo natural seja ele crespo/cacheado...e sim a maioria faz o bc esperando um resultado que nem sempre acontece...o mais importante é amar o seu cabelo natural ou alisado( eu particularmente prefiro o natural) e saber cuidar dele...nao sou brasileira mas concordo quando dizes que nao da para seguir a risca a avaliaçao americana porque cada cabeça sua sentença...eu por exemplo sou uma mistura de tipo 4b e 4c....amei o post

    ResponderExcluir
  4. Eu amo meu cabelo tipo 4 e cada vez mais tenho a certeza de que escolhi o melhor pra minha vida!bjs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 1 mês de BC e já ouvi várias críticas negativa sobre o meu cabelo porque ele é Crespo tipo 4. E o que mais me incomoda é quando perguntam: mas vc vai ficar com o cabelo assim? Como se fosse até algo criminoso ter e assumir este tipo de cabelo. Quando leio o seu blog e os posts do face me dá forças para seguir em frente e continuar o meu processo de auto conhecimento. Muito obrigada pela ajuda!!! Rose vc me representa!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rose! Simplesmente amo seu blog e muito obrigado por dividir conosco este pedaço de sua vida!
    Estou a 5 meses em transição e sinceramente, pouco importa meu tipo de cabelo quero conhecer meu cabelo e só! São 20 anos de alisamento, o primeiro foi presente de aniversario de 10 anos.
    Não faço ideia de como é meu cabelo, fico ansiosa e animada com cada detalhe que descubro.
    E agora eu, a louca que sofria quando cortava o cabelo na cintura estou ansiosa para tirar toda a progressiva!
    Mas nem tudo são flores... Hoje mesmo discuti com minha mãe por causa disso. Moro em uma cidade diferente dela e acabei de vir de ferias para casa e começou a chuva de interrogações qdo vc vai alisar o cabelo? vai ficar com esse cabelo inchado? Eu não gosto de cabelo duro e blablabla.
    Expliquei a ela que nenhum cabelo é duro e que eu não vou mais relaxar meu cabel porque não quero mais ser escrava da progressiva.
    Enfim, fiquei triste, precisava desabafar. Desculpa pelo comentário tão grande e obrigada por me oferecer tanto sem nem saber que estou aqui lendo/assistindo tudo!
    Beijo.
    Que o Senhor nosso Deus lhe abençoe.
    E a paz do Senhor, irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana!
      Eu também passei por maus bocados dentro de casa. As maiores ignorâncias que ouvi foram dentro de casa.
      Só tenho a dizer que seu cabelo ainda lhe dará muitas surpresas boas, que aprenderá a cuidar dele cada dia mais, que o tempo passa e hoje pra mim já são três anos. Quanto à sua escova progressiva, sabe que o shampoo antirresíduos ajuda a tira-la? Só não vai devolver a força ao seu cabelo, mas tira aos poucos o efeito alisado. A menos que ela seja daquelas progressivas que deixam o cabelo opaco e duro, o shampoo antirr ajudará a tirar. Só não recomendo que use com menos de duas semanas de intervalo. É bom usar uma hidratação espetacular em seguida, já que o sh antirr resseca bastante... eu uso abacate e misturo com creme de hidrat ou outro ingrediente.

      Excluir
  8. Curioso, comigo já foi diferente. Decidi ficar com meu crespo achando que ele seria como os de tipo 4b que eu via no metrô e achava lindos, via com eles pessoas livres e de personalidade. No fim o meu acabou sendo 4a, mas gostei mesmo assim rss

    ResponderExcluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *